Cultura Macua

By | 00:36 Leave a Comment

ORIGEM:

O povo macua é descendente de um grande grupo Bantu, originário da região Centro-Africana (grande lagos), ou seja das grandes Florestas congolesas, que se migraram para  a região  Austral a procura de terras que fossem propícia para a agricultura.

SITUAÇÃO GEOGRÁFICA:

Actualmente, o povo macua vive numa área do Norte de Moçambique, com cerca de 300 000Km2, que abrange parte das províncias de Cabo Delgado, Niassa, Nampula e Zambézia, é delimitado, a norte, pelo rio Rovuma; a leste, pelo oceano Índico; a sul, pelo rio licungo, nas proximidades do rio Zambéze e a oeste, pelo rio Lugenda.

Também se encontram macuas, embora em número mais reduzido que em Moçambique, na Tanzânia e no Malawi devido às migrações do século XIX. Igualmente se encontram grupos de macuas em Madagascar, ilhas Seychelles e Mauríicas, devido ao comércio de escavos durante os séculos XVIII-XIX.


ORGANIZAÇÃO SOCIAL:

Como base da estrutura social e política dos macuas está o “nihimo” tribo. Eles sustentam a explicação como sendo legítima a descedência da proveniência feminina, isto é, matrilinear. “Na filiação matrilinear, a família pode ser um conjunto de indivíduos de vários segmentos de linhagem consanguíneos pertencentes a uma mulher, antepassada conhecida, a cabeça da linhagem como referência comum de lado materno. Outros indivíduos doutras linhagens, também podem fazer parte deste coletivo ou pelo casamento, ou desde que haja concordância entre todas as partes.”

Os filhos pertencem a linhagem da mãe e são subordinados ao “mwene”   do nihimo, que é o irmão mais velho da mãe. È uma sociedade uxorilocal, isto é, o homem tende se deslocar ao nihimo da sua esposa. 
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

0 comentários: